O perfeccionismo do virginiano

O perfeccionismo do virginiano

Tudo sobre o virginiano
iStockphoto

VIRGEM

O Sol está no signo de Virgem até 22 de setembro, indicando o último mês do Inverno, quando a Natureza encontra-se em franco estado de gestação para voltar a florescer na Primavera. Virgem talvez seja o signo que melhor traduza a ordem das estações, o equilíbrio necessário para a reprodução da vida e o momento certo para a realização de cada uma das diversas etapas que constituem a atividade agrícola - da semeadura à colheita. Pouco a pouco os dias ficam cada vez mais longos, assim como a luz e o calor ensaiam progressivamente a sua volta.

Virgem é o signo imediatamente após Leão, que por sua vez representa a apoteose da manifestação criativa e personificada do homem. Por ser do elemento Terra, no entanto, Virgem consegue ter a percepção de que é parte de um sistema maior que a sua própria individualidade. E, se Leão simboliza a capacidade de realização das obras mais talentosas e belas, Virgem é quem irá caracterizar a dedicação e o esforço no sentido de aperfeiçoá-las, porque mais do que o reconhecimento puro e simples da magnitude de suas criações, este signo está preocupado mesmo é com a utilidade e o proveito que as pessoas terão do seu trabalho. Isto faz com que este seja o observador mais meticuloso e perfeccionista do Zodíaco.

Alguns virginianos costumam incomodar as pessoas em virtude do seu espírito altamente crítico, já que são capazes de analisar e dissecar situações e indivíduos com a maior naturalidade, como se fosse a coisa mais simples do mundo. Muitos tendem a se sentir enquadrados e até mesmo perseguidos pelo seu forte crivo de catalogação e cálculo. Só que, como ninguém é perfeito, os virginianos acabam acusados de prestarem atenção apenas nos aspectos úteis e práticos dos relacionamentos, ficando desligados de aspectos imateriais tão importantes como a diplomacia, a sutileza e a elegância.

No amor, são mais dados à sensualidade física (ainda que a lascívia costume passar longe da maioria) e aos cuidados atenciosos com a pessoa amada. Não costumam ser muito sentimentalistas e derretidos, porém podem ser bastante preocupados com o amor que recebem e, vez por outra, manifestar sinais de insegurança. Alguns não perdem a mania de estar o tempo todo "discutindo a relação".

A lição que o signo de Virgem vem apresentar é a da importância da purificação de si mesmo e do ambiente à nossa volta. A higiene e a moderação são elementos decisivos na manutenção da ordem biológica do nosso corpo e, consequentemente, na obtenção da saúde e prevenção de doenças. O desperdício, o excesso, a luxúria e a sujeira corrompem a perfeição da constituição física e nossa integração com o meio-ambiente.

Virgem simboliza, por isso, a Natureza que nos serve de seus recursos e riquezas, estando sempre pronta para que multipliquemos a generosidade oferecida através do trabalho sustentavelmente estabelecido, ou seja, que respeita os ciclos, os ritmos, o equilíbrio e a ordem do ecossistema. É a donzela pronta para receber a semente que o homem irá plantar.

O virginiano precisa de atividades e tarefas onde possa canalizar o seu tempo e a sua rotina. A sensação de inutilidade é um dos maiores infortúnios que podem lhe ocorrer, assim como a percepção de algo realizado que ficou mal-feito. Em geral, os virginianos costumam ser pessoas extremamente organizadas e ordeiras. Por outro lado, devido ao enorme volume de atividade mental com que constantemente estão envolvidos, é incrivelmente alta a energia nervosa que permeia a sua estrutura psíquica. Dependendo do número de atividades em que estejam mergulhados e do desempenho em relação a elas, nossos esforçados operários do Zodíaco podem começar a ter estafas e - por incrível que pareça - bagunçar a própria vida! No caso, se a pessoa em questão for workaholic, ela tem de estar atenta para os perigos que este tipo de compulsão pode causar. O intestino será um dos primeiros a acusar quando algo estiver errado, por Virgem rege esta área do corpo.

No mais, Virgem é conhecido pela capacidade de dar o seu melhor e pela enorme engenhosidade e produtividade que lhes caracteriza. Alguns possuem grandes habilidades manuais. Cabe a nós sabermos como usufruir, da melhor forma possível, as maiores riquezas que o Universo nos proporciona: nosso corpo, nossa força de trabalho e a Natureza exuberante que nos cerca. E nunca perder de vista que as dimensões espiritual e material têm de estar sensatamente dispostas e irmanadas, pois tudo tem o seu lugar e o seu momento na ordem natural das coisas. Num mundo de alimentos modificados geneticamente, muitos hábitos nocivos e profanações de santuários ecológicos, o simbolismo e as lições de Virgem são um exemplo fundamental para que saibamos tomar as decisões certas e cuidar do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário