Artista francesa Louise Bourgeois morre em NY aos 98 anos


Influenciada pelo surrealismo, ela era destaque da arte contemporânea.
Uma de suas obras mais famosas era a aranha gigante do MAM Ibirapuera.

A artista francesa Louise Bourgeois morreu nesta segunda-feira (31) em Nova York aos 98 anos, anunciou a fundação italiana Emilio e Annabianca Vedova, que prepara em Veneza uma exposição sobre esta grande figura do panorama artístico contemporâneo. Entre outras obras mundialmente conhecidas, Bourgeois é autora da grande escultura de metal de uma aranha gigante exibida pelo Museu de Arte Moderna do Ibirapuera, em São Paulo.
Escultura de aranha da arista Louise Bourgeois, instalada em frente a Tate Modern de Londres em 2007Escultura de aranha da arista Louise Bourgeois, instalada em frente a Tate Modern de Londres em 2007 (Foto: AP)

Louise Bourgeois e sua escultura 'Eye to eye', em foto de 1990Louise Bourgeois e sua escultura 'Eye to eye', em
foto de 1990 (Foto: AP)
"Com profundo pesar, a Fundação Emilio e Annabianca Vedova divulga a notícia da morte de Louise Bourgeois, uma das figuras mais significativas do panorama artístico de nossa época", declarou a fundação em um comunicado.
Louise Bourgeois participou de diferentes correntes artísticas, primeiro nos Estados Unidos, sob a influência do surrealismo, e a partir dos anos 1960 da escultura em metal, realizando grandes instalações para tratar de sexualidade, família e sociedade.
Suas representações da maternidade sob a forma de aranhas são algumas de suas obras características.
A fundação prepara-se para inaugurar na sexta-feira uma exposição de obras inéditas da artista, na qual ela mesma "participou ativamente, até dois dias atrás", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário