Influenciada pelo surrealismo, ela era destaque da arte contemporânea.
Uma de suas obras mais famosas era a aranha gigante do MAM Ibirapuera.
A artista francesa Louise Bourgeois morreu nesta segunda-feira (31) em Nova York aos 98 anos, anunciou a fundação italiana Emilio e Annabianca Vedova, que prepara em Veneza uma exposição sobre esta grande figura do panorama artístico contemporâneo. Entre outras obras mundialmente conhecidas, Bourgeois é autora da grande escultura de metal de uma aranha gigante exibida pelo Museu de Arte Moderna do Ibirapuera, em São Paulo.
"Com profundo pesar, a Fundação Emilio e Annabianca Vedova divulga a notícia da morte de Louise Bourgeois, uma das figuras mais significativas do panorama artístico de nossa época", declarou a fundação em um comunicado.
Louise Bourgeois participou de diferentes correntes artísticas, primeiro nos Estados Unidos, sob a influência do surrealismo, e a partir dos anos 1960 da escultura em metal, realizando grandes instalações para tratar de sexualidade, família e sociedade.
Suas representações da maternidade sob a forma de aranhas são algumas de suas obras características.
A fundação prepara-se para inaugurar na sexta-feira uma exposição de obras inéditas da artista, na qual ela mesma "participou ativamente, até dois dias atrás", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário