Premiê vai abrir espaço para conservador David Cameron formar governo.
Tentativa trabalhista de fazer acordo com liberais-democratas fracassou.
O premiê britânico, Gordon Brown, anunciou nesta terça-feira (11) que vai apresentar sua renúncia à rainha Elizabeth II.
Ele também afirmou que deixa imediatamente a liderança de seu partido, o Trabalhista, e que, assim que a rainha aceitar sua demissão, vai convidar o líder do Partido Conservador, David Cameron, a tentar formar um novo governo. Ele não citou Cameron nominalmente, no entanto.
Brown faz o anúncio depois de ter sido derrotado nas eleições parlamentares da semana passada e depois de um tentativa fracassada de formar um acorco com o oposicionista Partido Liberal-Democrata, do líder Nick Clegg.
Os conservadores conquistaram a maioria dos assentos do Parlamento, superando o partido Trabalhista. Os liberal-democratas ficaram em terceiro.
Inicialmente, Brown havia dito que permaneceria na liderança do partido e, consequentemente, do governo, até setembro, em uma tentativa de abrir caminho para um acordo.
A saída de Brown encerra um ciclo de 13 anos de governos trabalhistas no Reino Unido, iniciado quando Tony Blair derrotou o conservador John Major em 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário