O mapa do sinal 3G no Brasil. Qual o melhor lugar para se conectar?

O Brasil ganha mapa do sinal 3G

Por Fernando - 03/05/2010


Utilizar a internet 3G em boa parte das vezes não é uma tarefa fácil. No Brasil, aonde ela chegou a menos de 2 anos, a situação chega a se tornar desesperadora em muitas cidades.

Visando tornar a vida dos usuários mais simples, Gabriel Subtil, coordenador do blogTambotraising, desenvolveu o site Sinal 3G, um mapa colaborativo que faz uso da plataforma Blogger e do Google Maps para monitorar a qualidade da conexão em diversos locais do país.

O mapa não possui vínculos com nenhuma operadora ou empresa e também não tem fins lucrativos, garantindo assim a total imparcialidade das informações.

Qualquer pessoa pode colaborar com o mapa, é preciso apenas clicar no botão “Como colaborar” e então seguir as instruções do vídeo que é apresentado. O único requisito necessário para colaborar é possuir uma conta ativa na Google (a mesma utilizada para serviços como Orkut e Gmail).

Abaixo o mapa interativo permite visualizar os locais com sinal 3G e a respectiva qualidade de cada um:


Outra forma de colaborar com o projeto é respondendo a pesquisa sobre a qualidade do sinal 3G que sua operadora que disponibiliza, incluindo dados de localização e preço da conexão, mas tudo de forma anônima já que o nome do usuário ou qualquer outro dado pessoal que possa identificá-lo é totalmente desnecessário.

Quem mora no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul pode utilizar um mapa específico da região, também de colaboração aberta, que mostra ainda a localização dos pontos grátis de Wi-Fi. Para saber como utilizar e colaborar com o “mapa da Cobertura 3G no Litoral Gaúcho e Catarinense" você pode acessar o Portal do Zero Hora.

Apesar da cobertura e da qualidade do sinal 3G terem melhorado sensivelmente, a situação na maior parte do Brasil ainda é vergonhosa, para dizer o mínimo. Esperemos que nesse ano de 2010 as fornecedoras do serviço aumentem seus investimentos em tecnologia para assim melhorar a experiência do usuário, caso contrário teremos que esperar mais algum tempo até a chegada da tecnologia 4G, que promete revolucionar a internet móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário