E perdemos...

E perdemos...

Perdemos. E perdemos por causa do Felipe Melo, a personificação da segunda “era Dunga” na Seleção.
(Dunga deixa o campo abraçado por Jorginho; em coletiva após o jogo, técnico ratificou que está fora da Seleção depois de quatro anos de trabalho)
Essa não é uma justificativa aceitável para explicar a totalidade do fiasco brasileiro na Copa da África do Sul - ainda que eu tenha certeza de que essa vai ser a marca que ficará por gerações e gerações.
Perdemos por esse e muitos outros motivos que, se não forem observados, serão motivos de uma tristeza ainda maior do que “o repeteco da feia era Dunga”: um segundo Maracanazo em 2014.
Um dos motivos, tão simples quanto importante, foi a ausência de bom senso: nem se ganha com a zona varzeana de 2006; nem se ganha com o colégio para seminaristas militares de 2010. Equilíbrio! Clichê??? Okay, mas faltou.
Perdemos também porque a Holanda foi melhor no segundo tempo (verdade!).
(Snejider, eleito melhor em campo, e que marcou seu primeiro gol de cabeça na carreira - ele tem 1,70 m)
Mas também é verdade que foi melhor se encostando no que tínhamos de melhor e ficamos cantando aos quatro ventos - tal qual fosse invencível: nossa defesa, sim, falhou. Falhou feio. Ser melhor é estar melhor. E não estivemos melhor - tomamos gol da Tanzânia, da Coreia do Norte e da Costa do Marfim. E que falou Lúcio à época? "Não preocupa. Tomamos em hora conveniente."
Perdemos porque preparação para Copa, assim como concentração, não é hora de festas e oba-oba no Zimbábue e na Tanzânia. Principalmente porque sabíamos (sim, apesar do discurso politicamente correto, todos sabiam) que a primeira fase não seria nada perto dos mata-matas diante dos favoritos ao título.
Ganhar Copa América é legal, ganhar Copa das Confederações é bacana, ser terceiro na Olimpíada é "médio" e classificar em primeiro nas Eliminatórias é ótimo, mas é muito melhor ganhar uma Copa, não? Nós brasileiros sabemos disso melhor do que ninguém. Por isso supervalorizar conquistas, que sabemos menores, não ajuda. E não ajudou.
O mundo não acabou ou vai acabar porque fomos eliminados da Copa por uma seleção favorita ao título...
Bem, talvez o mundo do "Patriotismo Cego e Burro Futebol Clube" tenha acabado...
Que seja bem-vindo o bom senso. Pra começar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário