A vida atrás dos palcos
We are the road crew, a vida atrás dos palcos.
We are the road crew é uma música do grande Motorhead, do álbum clássico “ Ace of Spades”, feita em homenagem aos guerreiros que fazem o circo do rock and roll funcionar: os assistentes de palco mais conhecidos como roadies. A importância do crew não pode ser subestimada, do trabalho deles depende o funcionamento de tudo, desde a montagem do palco, das luzes, dos amplificadores, afinação das guitarras, da bateria, monitores, camarins e alimentação até a amizade e companhia que se resulta de um convívio diário na estrada, é sem dúvidas uma segunda família. Não é a toa que o Motorhead fez este hino do rock and roll homenageando esta segunda família. Assista ao vídeo ao vivo do Motorhead em 1982 no Canada e acompanhe a letra, que sintetiza muito bem a vida de uma banda de rock na estrada:
We are the road crew: http://www.youtube.com/watch?v=PUPoZEIU5VI
Another town another place, Another girl, another face,
Another truck, another race, I’m eating junk, feeling bad,
Another night, I’m feeling sad, My woman’s leaving, I feel sad,
But I just love the life I lead, Another beer is what I need,
Another gig my ears bleed, We Are The Road Crew
Another town I’ve left behind, Another drink completely blind,
Another hotel I can’t find, Another backstage pass for you,
Another tube of super glue, Another border to get through,
I’m driving like a maniac, Driving way to hell and back,
Another room a case to pack, We Are The Road Crew
Another hotel we can burn, Another screw, another turn,
Another Europe map to learn, Another truckstop on the way,
Another game that I can play, Another word I learn to say,
Another blasted customs post, Another bloody foreign coast,
Another set of scars to boast, We Are The Road Crew
A grande maioria das pessoas que vai assistir a um show de seu artista favorito não tem a minima idéia do que é necessário para fazer o show acontecer, seja ele em um estádio, num grande festival ou numa pequena casa, num bar que tem um palquinho no fundo. Até a hora de o astro entrar no palco muitas horas de trabalho foram investidas e a mão de obra utilizada, que tem que ser especializada, mesmo pra quem só é carregador das caixas mais pesadas, é imensa. E claro como o convívio é intenso e os países visitados são muitos as histórias, engraçadas ou trágicas também são várias. É isso que dois roadies do Black Sabbath contam em seu livro How black was our Sabbath. David Tangye e Graham Wright contam muitas histórias sobre os anos de Ozzy Osbourne na banda, que foram de 1968 até 1978. Eles falam dos shows, dos problemas técnicos, das viagens em vans no começo da carreira, a ascensão da banda, de brigas em bares e quem se dava melhor com as groupies. Vale muito a pena ler, mesmo pra quem não é fã da banda.
How Black was my Sabbath: http://www.amazon.com/How-Black-Was-Our-Sabbath/dp/0330411942
Outro livro que saiu das experiências de ser um roadie na estrada é o Sepultura – Toda a história. O meu roadie de guitarra Silvio Gomes escreveu este livro junto com o jornalista André Barcinski. Ele acompanhou a banda desde o início em 1984 até o ano de 2006. No livro ele conta a sua interpretação da nossa história até o ano de 1999 quando o voclista Derrick Green tinha acabado de se juntar a nós.
Biografia Sepultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8573261560&sid=88146198212812526412557911
Algumas situações são trágicas para as bandas mas são engraçadas pra quem vê de for a e quando um roadie não faz o seu trabalho direito muita coisa errada pode acontecer em consequência disso. No filme clássico Spinal Tap são mostradas algumas situações muito engraçadas que ocorrem nas turnês. O filme é de ficção mas parece que é um documentário real, quem não assistiu tem que ver com certeza, principalmente músicos, empresários, roadies e jornalistas que estão envolvidos neste mundo. Assista a um trecho do filme aonde uma grande estrutura para o palco é feita na dimensões erradas, perdendo todo o impacto que a banda queria causar. Muito bom.
Spinal Tap e Stonehenge: http://www.youtube.com/watch?v=jpaG-L0zTJ4
Queria mandar um grande obrigado aos roadies que fazem, e fizeram parte da equipe do Sepultura pelo trabalho e a energia que colocam todos os dias pra que a gente possa subir no palco com tranqulidade e confiança. Sem eles tudo seria muito mais difícil.
Abraço, play it loud.
Nenhum comentário:
Postar um comentário