Fringe (série de TV)

Fringe (série de TV)





Pura ficção para quem gosta


Fringe (Fronteiras, no Brasil) é uma série de televisão criada por J.J. Abrams (mesmo criador de Lost e Alias). A série tem uma mistura de Arquivo X e Lost. Foi lançada dia 9 de setembro de 2008. Em 1 de outubro de 2008, foi anunciado a encomenda de uma temporada completa da série, que assim passou de 13 para 22 episódios, mas foi encurtada para 20 episódios, se encerrando em 12 de maio de 2009. A segunda temporada está em exibição nos Estados Unidos e estreou em 17 de setembro de 2009.
Em 6 de março de 2010, a FOX renovou Fringe para sua terceira temporada, o que foi confirmado em 8 de março. A série deverá continuar nas quintas, apesar da baixa audiência que tem conseguido nesse horário. No mesmo dia, foi anunciado que seria uma temporada de 22 episódios, assim como a segunda temporada, e o episódio de estreia da nova temporada irá ao ar no dia 23 de setembro de 2010. E atualmente e exibido no brasil todas as quartas feiras pelo SBT depois de 2 homens e meio.
Divisão Fringe




  • Olivia Dunham (Anna Torv) - Uma jovem agente do FBI designada para investigar uma série de fenômenos sem explicação aparente.
  • Peter Bishop (Joshua Jackson) - Um rapaz com um QI de 190, 50 pontos acima degênio. É filho do Dr. Walter Bishop, com quem tem sérios problemas de relacionamento devido a uma infância conturbada por culpa do pai. Cético, e de vez em quando cínico é indispensável para a equipe por ser um "tradutor" das teorias de Walter.
  • Dr. Walter Bishop (John Noble) - Um renomado cientista (com um QI de 196) que trabalhou para o governo americano nos anos 1970, sendo responsável por experiências com a Ciência de Borda (Fringe science).
  • Phillip Broyles (Lance Reddick) - Um agente do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) que lidera as investigações da Divisão Fringe.
  • Astrid Fansworth (Jasika Nicole) - é uma agente júnior do FBI que foi designada para a Divisão Fringe para auxiliar a agente Olivia Dunham e que também auxilia o Dr. Walter Bishop em seu laboratório e age como sua "tutora" nos momentos de ausência de Peter Bishop.
FBI
  • Charlie Francis (Kirk Acevedo) - Um agente do FBI que está ajudando Olívia nos seus casos. É como um irmão para Olívia.
  • John Scott (Mark Valley) - Um agente do FBI que tem um romance escondido com Olívia Dunham, mas que na realidade descobre-se que ele trabalhava como agente duplo.
Massive Dynamic
  • Nina Sharp (Blair Brown) - Trabalha há 16 anos na Massive Dynamic e é COO da empresa. Tem um grande respeito e admiração pelo seu fundador, William Bell, por ele tê-la salvo após um acidente e, também, ter criado um braço robótico para ela.
  • William Bell (Leonard Nimoy) - Membro do laboratório original do Dr. Walter Bishop e fundador e CEO da Massive Dynamic.

Sinopse

É um drama que explora a tênue linha entre a ficção científica e a realidade. Quando um acidente aéreo ocorre em Boston, matando todos os passageiros e a tripulação de forma chocante, a agente especial do FBI "Olivia Dunham" (Anna Torv) é chamada para investigar. Depois que seu parceiro, o agente especial "John Scott", quase morre durante a investigação, Olivia procura desesperadamente por ajuda e acaba conhecendo o "Dr. Walter Bishop" (John Noble), considerado o Einstein da nossa geração. Só há um problema: Walter esteve internado em uma clínica psiquiátrica pelos últimos 17 anos e a única forma de questioná-lo é pedindo ajuda a "Peter Bishop" (Joshua Jackson), o estranho filho de Walter.

Quando a investigação de Olivia a leva à manipuladora executiva de uma megacorporação chamada Massive Dynamic, "Nina Sharp", esse trio improvável, ao lado dos agentes do FBI, "Phillip Broyles", "Astrid Fansworth" e "Charles Francis", vai descobrir que o que aconteceu com o voo 627 é apenas um pedaço de uma verdade maior e mais chocante.

Por todas as partes do planeta, uma série de acontecimentos chamados de "O Padrão" (como, por exemplo, um bebê que é concebido, parido e morto de causas naturais em questão de horas) que tem razões e origens desconhecidas. "Olivia", "Peter" e "Dr. Walter" investigam esses eventos. A Massiva Dinamic, uma megacorporação, está conectada com os casos. Seu inimigo é ZFT (Zerstörung durch Fortschritte der Technologie), uma organização bioterrorista que está por trás de todos os estranhos acontecimentos, a fim de se preparar para uma guerra tecnológica destrutiva. No meio do enredo, foi desenvolvida uma droga, chamada Cortexiphan, que foi desenvolvido por Walter e seu parceiro, "William Bell" (fundador e CEO da Massive Dynamic), com a qual Olivia e vários outras crianças foram tratadas. A primeira temporada se encerra com o encontro de Olivia e William Bell em um universo paralelo, onde, entre outras diferenças, o World Trade Center não foi destruído pelos ataques de 11 de setembro.

Segunda temporada

No episódio de abertura da segunda temporada, Olivia retorna da viagem ao universo paralelo, mas não consegue se lembrar de nada. Ela é perseguida por um "Transmorfo" assassino designado para descobrir o que William Bell disse a ela e depois matá-la. "Charlie Francis" acaba morto e substituído pelo Transmorfo, sem o conhecimento de ninguém. Eventualmente Olivia lembra sua conversa com Bell, que lhe disse que uma "grande tempestade" está chegando e que é Olivia quem deve impedi-la de se tornar realidade. Bell diz a Olivia para ter certeza de que ela impeça os Transmorfos de achar um homem que poderia ajudá-los a destruir o universo. Olivia descobre que Charlie está morto, e que o homem pensa que é ele é na verdade o Transmorfo. Olivia mata o Transmorfo, mas não antes sem querer dizer-lhe a localização do homem que os Transmorfos estão procurando, "Thomas Jerome Newton". No episódio 10, o motivo da loucura de Walter é revelado. Bell havia removidos pedaços de seu tecido cerebral para ocultar suas memórias de como abrir uma porta para outro universo. No entanto, Thomas Newton encontra essas peças e as liga ao cérebro de Walter por um curto tempo para descobrir como abrir a porta, e após obterem a informação o tecido morre.
Depois de recuperar o conhecimento, Newton testa o processo, trazendo um edifício do universo alternativo para este, que, como Walter já tinha percebido, fará com que um edifício aleatório de mesma massa seja enviado para o universo alternativo num curto período. Walter implora que Olivia tente recuperar suas "habilidades", provocadas por suas experiências com Cortexiphan na infância, para detectar objetos a partir do universo alternativo.

Olivia é capaz de redescobrir a sua habilidade na hora exata em que o prédio é enviado, conseguindo salvar todos seus habitantes. Depois, ela descobre que Peter é do universo alternativo, um fato que Walter pede que ela para não revele a ele. Peter descobre esse fato sozinho, quando o "Walternativo", que é o Secretário de Defesa dos EUA, chega á esse mundo com a ajuda de Newton e oferece a Peter a opção de voltar para casa. Os Observadores avisam á Olivia que Peter pode ser a chave para o fim do mundo, juntando-o á uma estranha máquina. Com a ajuda de outras três cobaias dos testes com Cortexiphan (Nick Lane, Sally Clark e James Heath, que acabam morrendo mais tarde no mesmo episódio), Olivia e Walter atravessam para o "outro lado" para tentar impedir o Walternativo de destruir os dois mundos, onde eles encontram William Bell. Enquanto Walter e Bell fazem as pazes e se preparar para uma viagem de volta ao universo que pertencem, Olivia é capaz de interceptar e deter a Olivia alternativa ("Bolívia") e se disfarça a fim de resgatar Peter. Peter, percebendo que Walternativo pretende usar sua bio-assinatura-pessoal para destruir os universos, aceita voltar com Olivia. Enquanto se preparam para voltar, o grupo encontra a equipe Fringe-alternativa, e no meio do tiroteio, Bolívia troca de lugar com Olivia. Bell se sacrifica para fornecer energia suficiente para os três para voltar, sem saber que Olivia foi capturada, e que Bolívia está indo com eles. Peter e Walter fazem as pazes em casa, enquanto a Bolívia faz contato com o universo alternativo, assegurando-lhes que sua infiltração foi bem-sucedida. Na última cena da temporada, é revelado que Olivia está presa em uma cela de privação sensorial no universo alternativo.

Nessa temporada, foi exibido em 11 de janeiro de 2010 um episódio perdido da primeira temporada. A Fox não anunciou o motivo, mas postou em seu site que o episódio tanto pode ser um episódio perdido como pode se passar num universo paralelo. A Fox confirmou em seu site que Unearted se passava num universo paralelo, apesar de dias antes ter confirmado que era um episódio perdido da primeira temporada
Terceira temporada
O episódio de abertura da terceira temporada se passa quase que inteiramente no Universo Paralelo, após as trocas das Olivias, a "nossa" Olivia, foi mantida trancada, sobre efeito de remédios e de tratamentos que tentam inserir em sua mente as memórias da "outra" Olívia, como teste, ela é consultada por uma doutura psiquiátrica, mas sem surtir efeito, Olivia continua alegando ser pertencente a outro universo. Walternativo, o Sr. Secretário, insatisfeito com a situação, pede para que o método de inserção de memórias seja feito novamente, e Olívia é levada a um laboratório, mas consegue fugir.

Glifos

Na série, há vários códigos, também chamados de glifos curiosos que não alteram a mitologia da série, porém, segundo o criador da série J. J. Abrams, eles "tem um significado secreto", e cada episódio tem uma série de glifos que são mostrados durante os intervalos comerciais, que quando decodificados formam uma palavra que tem a ver com o tema do episódio.
Esses códigos são imagens que aparentam algo estranho e sobrenatural, assim como a própria série. Eles são:
  • Uma forma do rosto de uma mulher em fumaça
  • Uma série de números na cauda de um lagarto, além da letra grega Phi e da sequência de Fibonacci em espiral
  • Fetos no lugar de sementes em uma maçã
  • Uma mão de seis dedos
  • A letra grega Phi nas costas de um sapo
  • Uma asa de um louva-a-deus no lugar de petálas em uma flor
  • Um cavalo-marinho com a sequência de Fibonacci em seu corpo
  • Uma borboleta com asas feitas de ossos humanos
  • Uma folha com a letra grega delta desenhada, além de haver uma diferença de tamanho entre a ponta da folha e o resto da mesma, sugerindo que cada parte da folha seja de diferentes universos
  • Em quase todos os posters da primeira temporada, há pontos amarelos, que ajudam a decodificar a mensagem secreta de cada episódio[12]

Apesar desses códigos não alterarem a história, eles aparecem em vários episódios na série, como, por exemplo, no episódio da segunda temporada "Johari Window", na qual uma borboleta foi essencial para a resolução do caso, ou no episódio "The Bishop Revival", na qual há uma forma de um cavalo-marinho numa linhagem de DNA. No episódio "Jacksonville", na cena em que Walter explica para Olivia como a droga cortexiphan funciona, todos os glifos podem ser vistos atrás de Walter.



Nenhum comentário:

Postar um comentário